Trilha Ouro
- giovaninha3
- 1 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
Também chamado de Caminho do Ouro, Estrada Real ou Caminho Velho, foi uma estrada construída entre os séculos XVII e XIX, pelos escravos, a partir de trilhas feitas pelos guainazes, a Estrada Real encontra-se bastante conservada, haja vista que à sua volta vemos uma vegetação preservada e manteve-se originalidade da Estrada Real. Durante a trilha, são evidentes a beleza e a diversidade da Mata Atlântica do Parque Nacional da Serra da Bocaina, Paraty (RJ). A Trilha do Ouro era passagem obrigatória, pois era o caminho de ligação entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Paraty era o entreposto comercial e porto escoadouro da produção de ouro de Minas Gerais para Portugal.

fonte: http://www.paraty.com.br
Segundo Renan, o guia da nossa excursão, os escravos levavam pau-brasil, ouro e outras riquezas extraídas da colônia e o percurso levava três meses por um caminho construído pedra sobre pedra com perfeitos encaixes. Enquanto fazíamos a trilha, deparamo-nos com uma palmeira nativa da Mata Atlântica, chamada de Palmito-juçara muito conhecida por seu palmito comestível e muito apreciado, possui uma forma fina e alta, uma curiosidade sobre essa linda palmeira é que não há rebrotagem (se for cortada não nascerá novamente) e pode chegar até 10 metros de altura (aproximadamente três andares).

A Trilha do Ouro foi uma experiência muito interessante e que nos fez notar, na prática, a importância do que aprendemos nas aulas de história, o início da nação brasileira, que hoje é a nação mais diversa considerando o período colônia. Ainda encontramos uma moeda do período imperial com o detector de metal.

fonte: http://www.paraty.com.br
Comments