top of page

Angra dos Reis, Usina Nuclear

  • giovaninha3
  • 1 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

No Brasil, a maior matriz energética é a hidroelétrica, porém não é a única presente, e a usina nuclear de Angra dos Reis também tem papel significativo na matriz energética. A energia produzida já chegou a abastecer cerca de 50% do Estado do Rio de Janeiro e, com o aumento da população, abastece, atualmente, 39% daquele território.

Em Angra dos Reis existem duas usinas funcionando atualmente, e a terceira já está em construção. A energia elétrica é produzida a partir do enriquecimento do urânio e por esse processo, um nêutron quebra o núcleo do átomo, liberando calor e criando uma reação em cadeia denominada fissão nuclear. É um processo que não libera poluentes na atmosfera.

Na usina de Angra é utilizado um reator PWR (pressurized water reactor) que consiste em fazer uma água primária pressurizada passar dentro do reator, onde está acontecendo o processo de fissão nuclear (processo que libera muito calor), esta água, por estar sob muita pressão, é aquecida pelo reator e não evapora, passa por um sistema de água secundário, em que esta vira vapor, que, por sua vez, gira as pás de um turbina elétrica. Existe outro tipo de reator que seria o BWR (boiling water reactor) que, não muito diferente que o PWR, consiste em fazer água fervendo girar as pás da turbina. A BWR é menos segura, porém mais barata que a PWR.

Reator PWR

Os impactos ambientais produzidos pela usina são praticamente os mesmos que uma termelétrica, a usina de Angra II devolve a água do mar 60ºC mais quente que a temperatura ambiente, o que afeta a fauna e flora da região. O lixo radioativo produzido não é um problema iminente, porque é guardado com segurança em galões de contenção e as roupas que são expostas à radiação, depois de um tempo, quando já não são mais radioativas, são reutilizadas. E a usina não altera o nível de radioatividade no ambiente. Por não liberarem resíduos poluentes na atmosfera e só terem impacto nas proximidades, a energia nuclear é considerada uma energia limpa.

A usina é um mercado de trabalho em potencial, porque demanda qualquer tipo de profissional, além de sermos um dos países mais avançados na tecnologia nuclear, isso contribui diretamente na melhoria de ensino nas faculdades. Porém é necessário cuidado com a saúde mental e física das pessoas que moram e trabalham na região, pois esse tipo de tecnologia é vista como perigosa e um acidente catastrófico, que ,com os cuidados e manutenção, pode ser evitado; e os trabalhadores são submetidos a exames semestralmente e aposentam mais cedo.

A energia produzida nas usinas nucleares deveria ser mais valorizada, pois é produzida em grande quantidade em um pequeno espaço e com pouca matéria prima. Apesar de ter seus riscos, que podem ser evitados com os devidos cuidados, e os impactos ambientais que existiriam independentemente da origem nuclear ou hidráulica. O Brasil deveria investir mais no planejamento de usinas nucleares para o desenvolvimento do país.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page