Maguezal
- giovaninha3
- 1 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Os Mangues se formam na área de transição entre os ambientes marinho e terrestre, é o encontro dos 3 biociclos, Epinociclo (terrestre), Limnociclo (águas continentais) e Talassociclo (marinho). São formados a partir de um rio que nasce na serra e vai ao encontro da baia ou enseada, encontro da água doce com a água salgada, essa água corrente esta carregado de matéria orgânica e nutrientes que se depositam na planície e se sedimentam formado os mangues.
O solo arenoso e lodoso, o que tornou difícil a nossa locomoção, é rico em nutrientes e apresenta alta taxa de decomposição, (a decomposição anaeróbica, que é realizada nesse ambiente, é um processo de decomposição da matéria onde não há presença de oxigênio) o que explica o mal cheiro presente nos mangues devido o gás sulfídrico e a ausência de oxigênio. Este bioma passa a maior parte do dia alagado, então as plantas sofreram uma pressão de seleção muito grande nesse aspecto, a vegetação do local apresenta raízes aéreas adaptadas ao solo pobre em oxigênio e glândulas que expelem o excesso de sal.

A fauna e a flora desse ambiente é bem típica e diferenciada pois foi selecionada a condições extremas do ambiente. A fauna desse ambiente é representada por peixes, moluscos e crustáceos, entretanto outros animais usufruem do mangue devido a presença forte de nutrientes. O animal visto por nos em maior abundância foram os caranguejos, que conseguem se locomover facilmente pelo mangue, podendo se enterrar no solo e escalar nas árvore. Vimos dois tipo de caranguejos no mangue, o caranguejo Aratu Vermelho que são caranguejos de porte médio, que apresentam coloração vermelha, principalmente na carapaça, são animais agressivos, então tendem a competir com outros caranguejos e ao canibalismo; e o caranguejo Uçá, que sua carapaça pode atingir 10 cm, e sua coloração tende a mudar ao longo do tempo, estes geralmente não são agressivos, mas têm forte vínculo com seu território.


Existem diferentes tipos de Mangues, mangue branco, preto e vermelho, o que os diferenciam, principalmente são ao árvores encontradas. O mangue branco, o visitado por nós, apresentam glândulas de sal, o que torna visível pequenas porções de sal na folha, apresenta raízes respiratórias. O mangue vermelho, nome dado devido a coloração vermelha encontrada no no caule das árvores, a respiração das plantas ocorrem através de rizóforos (caules escora ao redor do caule) que ajuda na sustentação. E o mangue preto, apresenta em suas plantas glândulas de secreção de sal e raízes aéreas.
A sociedade tem a tendência de achar os manguezais ambientes mal cheirosos, “inúteis” e sujos, por causa da lama, simplesmente por não serem parecidos com os outros ecosistemas, muitos acham que não ha vida naquele local. Essas pessoas não entendem a grandiosidade que o mangue representa. Os mangues são berçários, criadouros e abrigos de muitas espécies de animais e plantas, desempenham importante papel como exportadores de matéria orgânica, e assim como qualquer outro ecossistema, deve ser preservado. Porém, os seres humanos não dão a devida importância para os mangues e os aterram para construção de novas áreas urbanas, descartam lixo, lançam esgoto diretamente, pescam peixes e capturam caranguejos, assim, prejudicando todo o ecossistema, porque não veem a grandiosidade de vida que la habita.
Commentaires